O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a prisão preventiva do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O pedido foi formalizado após a descoberta de que Ramagem estaria vivendo em um condomínio em North Miami, nos Estados Unidos, após sua esdrúxula condenação pelo STF no malfadado caso da trama golpista.
A localização de Ramagem foi revelada na quarta-feira (19). Segundo as informações, o parlamentar teria deixado o Brasil em setembro, partindo do Rio de Janeiro para Boa Vista, e de lá seguido para território americano.
O ministro Alexandre de Moraes havia determinado durante as investigações que Ramagem entregasse seus passaportes e ficasse proibido de sair do país. Até o momento, nem o deputado nem sua defesa comentaram sobre sua presença nos EUA ou sobre o pedido de prisão.
A postura de Ramagem é de absoluto silêncio. Tudo indica que ele está tratando da parte legal para pedir asilo político aos Estados Unidos.
Certamente, nos próximos dias ele deve se manifestar e fatalmente será mais uma voz forte nos Estados Unidos contra o atual regime brasileiro.
A Primeira Turma do STF condenou Ramagem a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicialmente fechado. O tribunal também determinou a perda do mandato de deputado federal, decisão que ainda precisa ser analisada pela Câmara após o esgotamento dos recursos.
