O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou…
A perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, tomada nesta quinta-feira (11), anula o resultado da votação realizada pela Câmara dos Deputados que havia mantido a parlamentar no cargo.
Zambelli foi condenada por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), num processo sem provas, que denota notória perseguição política.
A Câmara realizou votação sobre o caso na madrugada de hoje. O resultado ficou abaixo dos 257 votos necessários para efetivar a perda do mandato parlamentar.
A Mesa Diretora da Câmara havia apresentado representação contra Zambelli em decorrência da condenação imposta pelo STF. A condenação de Zambelli ocorreu em maio deste ano. A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, condená-la junto com o hacker Walter Delgatti Neto. Ambos foram responsabilizados pela invasão de sistemas e adulteração de documentos do CNJ.
Além da pena de reclusão, Zambelli recebeu multa equivalente a dois mil salários-mínimos. Delgatti foi condenado a oito anos e três meses de prisão em regime fechado, com multa de 480 salários-mínimos. Os dois foram condenados a pagar indenização de R$ 2 milhões por danos materiais e morais coletivos.
